Jaime Ricardo Teixeira Gouveia é actualmente investigador do Instituto Universitário Europeu com sede em Florença, onde prepara uma dissertação de doutoramento consagrada ao estudo do clero no espaço ibero-americano (1640-1750). É bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação para a Ciência e tecnologia. É ainda membro colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura com sede na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Licenciou-se em História – Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com média de 17 valores. No mesmo ano, representou a Universidade de Coimbra no curso CLIOHnet Sócrates Erasmus, realizado em Riga. Em Janeiro de 2007 foi-lhe conferido o grau de Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com uma dissertação que mereceu a classificação de Muito Bom por unanimidade. É Master of Research pelo Instituto Universitário Europeu.
Recebeu o Prémio da Associação Portuguesa de História Económica e Social (2010); o Prémio Eng. António de Almeida (2003); o Prémio Curricular Feijó 2002; e o Diploma Beirão de Ouro no Concurso Viriato de Monografias, por ocasião da comemoração do Cinquentenário da fundação da Casa das Beiras do Rio de Janeiro, sendo o majestoso júri composto pela Academia Brasileira de Letras, Associação Brasileira de Imprensa, e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
É autor dos livros: Os pelourinhos do concelho de Moimenta da Beira (2009); Memórias Paroquiais e Descrições Setecentistas do concelho de Moimenta da Beira (2007); Fernão Mergulhão e Vasco Mergulhão. Contributos para o estudo de duas personagens marcantes (2006); Subsídios para a História de Leomil. “A-presentação” e “Re-presentação” (2005); Embate em Debate. História, Administração e Limites no planalto beirão (2003).
É autor de vários artigos publicados em revistas científicas da sua especialidade, designadamente NW – Noroeste Revista de História (Universidade do Minho); Revista do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra); Beira Alta (Viseu), Contr’o Vento (Moimenta da Beira); Aquilino (Sernancelhe); Cadernos Aquilinianos (Viseu).
Colabora no Dizionario storico dell’Inquisizione sob direcção científica de Adriano Prosperi, John Tedeshi e Vincenzo Lavenia (2010), e produziu alguns artigos publicados em livros de organização colectiva. Tem apresentado comunicações em vários congressos internacionais da sua especialidade.
Foi docente contratado em várias escolas básicas e secundárias da região centro, durante um período de cinco anos. É autor de cerca de 100 artigos de História Local, publicados a partir de 2003 em vários jornais da região de Viseu. Foi investigador no Projecto das Misericórdias Portuguesas, tutelado pela Universidade Católica Portuguesa. Prepara outras publicações na área da História Local e Regional.


O Sagrado e o Profano em Choque no Confessionário.O delito de solicitação no Tribunal da Inquisição. Portugal 1551-1700-20%

23,32€
18,66€

comprar

O Sagrado e o Profano em Choque no Confessionário.O delito ...

de Jaime Ricardo Gouveia

Edições recentes

Banner
Banner
Banner
Banner