João Marinho dos Santos é Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Actualmente, é Coordenador Científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura e Director do Instituto de História da Expansão Ultramarina.
Tem desenvolvido a docência e investigação na área dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa.
Publicou, além de numerosos artigos, os seguintes livros: A guerra e as guerras na Expansão Portuguesa; Os Portugueses em viagem pelo Mundo; Os Açores nos séculos XV e XVI (2 vols.); Estudos sobre os Descobrimentos e a Expansão Portuguesa; Vasco da Gama – A honra, o proveito, a fama e a glória (em col.); Tratado dos Feitos de Vasco da Gama e de seus Filhos na Índia (em col.); A Historiografia dos Descobrimentos (em col.); Pobreza e Cultura no Concelho de Almeida (2 vols.); Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas. 4 – Almeida; O Concelho de Almeida. Esboço Histórico-Sociológico.




José Manuel Azevedo e Silva é Professor Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Desenvolveu a sua investigação no domínio da História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e da História do Brasil.
Além de dezenas de artigos, publicou diversos livros, nomeadamente: A Madeira e a construção do Mundo Atlântico (Séculos XV-XVII); Descrição e História do Reino das Ilhas Canárias, de Leonardo Torriani (edição bilingue do manuscrito italiano); O Brasil Colonial; Tratado dos Feitos de Vasco da Gama e de seus Filhos na Índia, inédito de Diogo do Couto; Vasco da Gama – A Honra, o Proveito, a Fama e a Glória; A Historiografia dos Descobrimentos, através da correspondência entre alguns dos seus vultos (os três últimos de colaboração com João Marinho dos Santos); Mazagão – Uma cidade luso-marroquina deportada para a Amazónia.



Mohammed Nadir é licenciado em História pela Universidade de Mohamed V, em Rabat, Marrocos, e Mestre em História da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Actualmente prepara na mesma Faculdade a sua tese de Doutoramento em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa.
É colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura.
Artigos publicados: “Marrocos perante as estratégias da expansão portuguesa no século XVI” in A História tal qual se faz; “Por uma nova concepção do Islão”, in Revista Via Latina; “Síntese em árabe do Retrato Sociológico de Mazagão no momento da sua deportação para a Amazónia”, in Mazagão uma cidade luso marroquina deportada para a Amazónia.
Tese de mestrado, intitulada Santa Cruz do Cabo de Guer (Agadir) e a Região de Sus: Presença Portuguesa (1505-1541).



Santa Cruz do Cabo de Gue d'Agoa de Narba - Estudo e Crónica-20%

21,20€
16,96€

comprar

Santa Cruz do Cabo de Gue d'Agoa de Narba - Estudo e...

de João Marinho dos Santos, José Manuel Azevedo e Silva e Mohammed Nadir

Edições recentes

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner