Infância Marginalizada e Delinquente na 1ª República (1910-1926). De Perdidos a Protegidos… e Educados
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de Ernesto Candeias Martins

ColeçãoColeção Educatio
GéneroEducação e pedagogia
Ano2014
ISBN978-989-703-127-4
IdiomaPortuguês
Formatobrochura | 416 páginas | 16 x 23 cm

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O objeto do livro está integrado no âmbito da História Social da Infância, História da Educação Social e/ou na História à Assistência à Infância na 1.ª República, com o conteúdo sobre a criança/infância e juventude em situação de ‘dificuldades’, ‘conflito social’ ou em desviação social, de carências (mendicidade, pobreza) e problemáticas familiares (abandono, desamparo, em perigo moral), comportamentos antissociais (indisciplinados, inadaptados, marginalizados) ou delitivos (infratores, delinquentes). Para colmatar essas situações de irregularidade e anormalidade social e educativa estabeleceu-se mecanismos de mitigação, assistência e reeducação (políticas sociais e educativas, modelos institucionais, teorias e práticas de correção e regeneração, medidas de proteção e prevenção) como respostas sociais a essas problemáticas da infância, com o intuito de controlo e defesa social.
A argumentação histórico-descritiva, documental e hermenêutica sobre as fontes e arquivos documentais manuseados pretende ser útil aos estudiosos da historiografia da infância, aos investigadores da educação social, aos educadores e profissionais da educação como conhecimento dos dispositivos (jurídico-penal, jurídico-social, assistencial, modelos institucionais de reeducação) reguladores das diversas infâncias submetidas a esse controlo por parte da sociedade na época republicana.

Ernesto Candeias Martins

 

Ernesto Candeias Martins (ernesto@ese.ipcb.pt) é licenciado em Filosofia e Letras, em Pedagogia / Ciências da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Católica Portuguesa e Doutor em Ciências da Educação – Área de Teoria e H.ª da Educação, pela Universidade das Illes Balears / Facultat D’Educació de Palma de Mallorca (Espanha). Tem uma ampla formação em ‘Masters’, Pós-Graduações e Pós-Licenciaturas em vários domínios das Ciências da Educação.
É autor, co-autor e colaborador de várias obras impressas e, ainda, possui um extenso número de artigos em revistas da especialidade nacionais e internacionais na área das Ciências da Educação e no âmbito das suas linhas de investigação: história da educação social; pedagogia social portuguesa; estudos da infância abandonada, marginalizada e delinquente; historiografia educativa das instituições de reeducação e assistencia educativa; filosofia e teoria da educação; educação não formal; formação de professores; históias de vida; educação intercultural; animação sócio-comunitária; etc. É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde 1988, onde exerceu o cargo de subdirector de 2000-2006. É responsável pela Secção de Filosofia da Educação da SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, desde 2003 e membro de várias associações e organismos nacionais e internacionais da sua área científico-pedagógica. Foi organizador (Presidente), e membro de Comissões Científicas de vários Congressos de Ciências da Educação. Várias vezes bolseiro por motivo de projectos de investigação.

 

 

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