Luzes e Sombras em Tempo de Rupturas - Educação e Ética nos Laços da (Pós) modernidade
-20%

18,00€
14,40€

de Ernesto Candeias Martins

ColeçãoColeção Educatio
GéneroEducação. Ensino. Pedagogia. Ética
Ano2010
ISBN978-972-8999-99-5
IdiomaPortuguês
Formatobrochura | 312 páginas | 16 x 23 cm
Também disponível em E-Book

Efetuar compra

Este livro constitui um conjunto de reflexões que surgiram pelo confronto hermenêu­tico entre a modernidade e a pós-modernidade, no seguimento da contemporaneidade (e utopia) que afecta o homem e a sociedade, principalmente, nas dimensões epistemológica (filosofias), ética e educativa ou pedagógica, emergindo dessas luzes e sombras com o passado recente, um novo projecto antropológico (neo-humanismo). Pretende-se que o leitor indague filosófica e eticamente as novas dimensões sobre o saber, a educação, a cultura, o agir, o comunicar, a natureza/ambiente, etc. através de uma dialogicidade descomprometida e constante, questionando o significado que a educação e a ética assumem na (des) construção do pensamento humano, perante a sociedade do conhecimento e a globalização. É nessa intermitência da retórica epistemológica sobre a ruptura da modernidade que emerge o caminho antropológico do homem e o seu estar no mundo, no contexto relacional com os outros, que os conceitos de teoria educativa e da ética (pós-dever) se delineiam.

Sabemos que a pós-modernidade surge no âmbito de uma nova cultura centrada no conhe­cimento, na educação e na inovação (digital). É neste novo contexto que vivemos uma no­va epistemologia nas áreas científi­cas, que requerem uma ética, umas formas de vida e de relacionamento humano (projecto antropológico - axiológico). Esta filosofia da desmistificação e da dessacralização impli-ca repercussões no âmbito da ética, deixan-do de existir referências aos imperativos cate­góricos. Só se dá a estrutura ou o sis­tema. Ou seja, só se permite o que se dá na realidade (relativismo, incerteza moral). Por isso, designamos a pós-modernidade como uma filosofia de sistemas ou enfoque sistémico que pressupõe uma opção alter­nativa à epistemologia mais adequada à modernidade no estudo da realidade e dos factos (narração, descrição). São esses olhares críticos cruzados (laços e entrelaços entre modernidade e pós-modernidade), de compromisso com o projecto axiológico do ser humano (sentido e direcção) e liberto das amarras do relativismo, anti-humanismos e niilismo em que vivemos, que deixamos as nossas reflexões. O projecto pessoal humano baseia-se no sentido do tra­ba­lho, no sentido do amar e no sentido da cultura. Estas bases constituem a existência do homem, na actual sociedade.
 

Ernesto Candeias Martins

 

Ernesto Candeias Martins (ernesto@ese.ipcb.pt) é licenciado em Filosofia e Letras, em Pedagogia / Ciências da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Católica Portuguesa e Doutor em Ciências da Educação – Área de Teoria e H.ª da Educação, pela Universidade das Illes Balears / Facultat D’Educació de Palma de Mallorca (Espanha). Tem uma ampla formação em ‘Masters’, Pós-Graduações e Pós-Licenciaturas em vários domínios das Ciências da Educação.
É autor, co-autor e colaborador de várias obras impressas e, ainda, possui um extenso número de artigos em revistas da especialidade nacionais e internacionais na área das Ciências da Educação e no âmbito das suas linhas de investigação: história da educação social; pedagogia social portuguesa; estudos da infância abandonada, marginalizada e delinquente; historiografia educativa das instituições de reeducação e assistencia educativa; filosofia e teoria da educação; educação não formal; formação de professores; históias de vida; educação intercultural; animação sócio-comunitária; etc. É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde 1988, onde exerceu o cargo de subdirector de 2000-2006. É responsável pela Secção de Filosofia da Educação da SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, desde 2003 e membro de várias associações e organismos nacionais e internacionais da sua área científico-pedagógica. Foi organizador (Presidente), e membro de Comissões Científicas de vários Congressos de Ciências da Educação. Várias vezes bolseiro por motivo de projectos de investigação.

 

 

Infância Marginalizada e Delinquente na 1ª República (1910-1926). De Perdidos a Protegidos… e Educados-20%

25,00€
20,00€

comprar

Infância Marginalizada e Delinquente na 1ª República...

de Ernesto Candeias Martins

Luzes e Sombras em Tempo de Rupturas - Educação e Ética nos Laços da (Pós) modernidade-20%

18,00€
14,40€

comprar

Luzes e Sombras em Tempo de Rupturas - Educação e Ética...

de Ernesto Candeias Martins

Amor, Meditação e Acção | Pedagogia Social do Padre Américo Monteiro de Aguiar-20%

23,32€
18,66€

comprar

Amor, Meditação e Acção | Pedagogia Social do Padre...

de Ernesto Candeias Martins