Multiculturalidade, identidades e mestiçagem: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião
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18,75€
15,00€

de João Maria André

ColeçãoColeção Raiz do Tempo
GéneroFilosofia; Sociologia; Antropologia
Ano2012
ISBN978-989-703-046-8
IdiomaPortuguês
Formatobrochura | 312 páginas | 16 x 23 cm

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Partindo da nossa inscrição no mundo globalizado em que vivemos, este livro procura aprofundar a multiculturalidade e o diálogo intercultural nas suas consequências antropológicas, como processo de realização das nossas identidades mestiças, dinâmicas, plurais e compósitas, nas suas implicações filosóficas, confrontando-o com o conceito de incomensurabilidade que parece dificultá-lo, na sua configuração e nas suas exigências políticas, pelo repensamento da noção de democracia e pela reperspectivação dos direitos humanos numa visão mais ampla e atenta a outras matrizes conceptuais, e nas suas expressões nas artes e na religião, pelas articulações possíveis entre criação cultural, experiência estética e vivência religiosa.

Mais do que certezas, o que o autor procura deixar são pistas de leitura, interrogações, muitas dúvidas e perplexidades: um pensamento em movimento, elíptico e policêntrico, escrito no plural e permanentemente à procura dos espaços de silêncio em que a voz do mundo e dos mundos, do tempo e dos tempos, se torna audível e nos reconforta no reencontro dialógico com os outros, na sua diferença e no seu mistério, mas também na concórdia discordante com que se tece a riqueza dos homens.

João Maria André

 

Tábua de matérias

 

Prefácio
Capítulo 1 – Identidade(s), multiculturalidade e globalização
Contextualização da multiculturalidade actual
Cultura, multiculturalismo e multiculturalidade: clarificações conceptuais
As diferentes matrizes do multiculturalismo
Cultura e identidade
Identidades e mestiçagem
Identidade(s) e diálogo intercultural
Adeus
Capítulo 2 – Interpretações do mundo e multiculturalidade: incomensurabilidade e diálogo entre culturas
Para uma concepção dinâmica e policêntrica de cultura e de identidade
Incomensurabilidade intercultural
Diálogo intercultural e ecologia dos saberes
Diálogo intercultural e cosmopolitização
Interculturalidade e mestiçagem
Notas finais
Capítulo 3 – Multiculturalidade, democracia e direitos humanos
Multiculturalidade, globalização e migrações
Multiculturalidade e democracia
Democracia, identidades sócio-culturais e suas tensões
Modelos políticos de resposta à multiculturalidade

Tipos e escalas de multiculturalidade
Multiculturalidade e direitos humanos
Multiculturalidade e tolerância
Capítulo 4 – Artes e multiculturalidade: o teatro como campo de diálogo intercultural
Da noção de cultura aos diversos tipos de interculturalidade teatral
Operadores do diálogo intercultural e a sua inscrição na interculturalidade artística
A interculturalidade teatral nas análises de Patrice Pavis
A estética teatral intercultural de Peter Brook
A Antropologia Teatral de Eugenio Barba e o diálogo intercultural
Nota conclusiva
Capítulo 5 – Potencialidades, limites e operadores do diálogo inter-religioso face ao diálogo intercultural
Religião e cultura: aproximações e distinções
Diálogo intercultural e diálogo inter-religioso: objectivos e operadores
Diálogo intercultural, diálogo inter-religioso e identidades
Patamares do diálogo inter-religioso
Virtualidades específicas do diálogo inter-religioso
Capítulo 6 – Fé e diálogo intercultural: os desafios da mestiçagem à Igreja do presente
Capítulo 7 – As Humanidades num mundo multicultural e globalizado
Alguns traços do mundo actual
Paradigmas societais e epistemológicos da sociedade contemporânea
O papel das Humanidades
Origem dos textos

João Maria André

João Maria André nasceu em 1954 em Monte Real, Leiria. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1979), tendo-se doutorado pela mesma Faculdade com uma dissertação intitulada Sentido, Simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa. É professor catedrático, ensinando nas áreas de Filosofia e do Teatro. É autor, entre outros livros, de Renascimento e Modernidade: do poder da magia à magia do poder (1987), Sentido simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa (1997), Pensamento e afectividade (1999), Diálogo intercultural, utopia e mestiçagens em tempos de globalização (2005). Traduziu já para português A visão de Deus (1988), A paz da fé (2002) e A douta ignorância (2003) de Nicolau de Cusa. Além da docência e da investigação, tem desenvolvido também a sua actividade como animador cultural, nomeadamente através da tradução, dramaturgia e encenação na Cooperativa Bonifrates de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente, de que foi Director de 2001 a 2005. Em poesia publicou Rostos suspensos e Estilhaços em poemas. Publicou ainda, em  teatro, O filho pródigo, em co-autoria com Helder Wasterlain (2008), e Peregrinações. Quadros inspirados em “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto (2010).
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