O Município de Coimbra da Restauração ao Pombalismo (3 vols.)

37,10€

de Sérgio Cunha Soares

ColeçãoFora de Coleção - História
GéneroHistória
Ano2005
ISBN978-9-72-955123-9
IdiomaPortuguês
Formatobrochura | 1160 páginas | 17 x 24 cm

Efetuar compra

 

PUBLICAÇÃO DO CHSC - CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA - ( http://www.uc.pt/chsc/ )

O trabalho apresentado (...) situa-se no cruzamento das Ciências Humanas e Sociais, cuja exacta topografia historiográfica deixo aos analistas do futuro presente. Com efeito, não se trata apenas de mais um meritório trabalho sobre a história do poder local, como ultimamente têm surgido e, felizmente, continuarão a aparecer, dado que cada geração se projecta no passado e o presente cada vez mais pretende ser local sem deixar de ser (e não ser) global.
Neste sentido, o trabalho do Doutor Sérgio Soares é indiferenciado, espelha a identidade, mas é, ao mesmo tempo, distinto. Com efeito, estamos perante um trabalho diferente que revela um Autor com uma capacidade de teorização não comum em obras de história com semelhante base documental. (...)
[Nesta obra] trata-se da sede e do termo do município coimbrão, a unidade cidade-campo, indissociada, como deve ser, vista através de todos os elementos identificados da governança urbana e rural, numa impressionante totalidade de 1759 membros que foram sujeitos ao cruzamento de fontes de diversificada natureza. Um ponto bem conseguido na demorada elaboração deste trabalho, deve assinalar-se, foi este cruzamento de fontes e as microbiografias que dele resultou, tendo o Autor conseguido travar um conhecimento personalizado com uma boa parte destes quase dois mil protagonistas da governança em sentido lato que lideraram ou executaram o poder concelhio de Coimbra da Restauração ao Pombalismo.
 

 

Sérgio Cunha Soares

Sérgio Manuel da Cunha Gonçalves Soares nasceu em Margão, Goa, em 10 de Dezembro de 1957. Faleceu em Coimbra em 27 de Maio de 1998.
Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Julho de 1979 com a classificação de “Bom com distinção”. Em Outubro do mesmo ano começou a exercer as funções de Assistente no âmbito do Instituto de História Económica e Social da mesma Faculdade.Doutorou-se em 1995, em História Moderna e Contemporânea, tendo sido aprovado, por unanimidade, com distinção e louvor.
Historiador profundamente comprometido com as vivências e problemas do seu tempo, escolheu como tema central de investigação a problemática do Poder Local na Época Moderna. Coimbra, Viseu e Lousã foram as cidades cujos arquivos mais intensamente frequentou e sobre as quais produziu estudos.
O Município de Coimbra da Restauração ao Pombalismo constitui a sua Tese de Doutoramento publicada postumamente pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e distribuída pela Palimage Editores.
O Município de Coimbra da Restauração ao Pombalismo (3 vols.)

37,10€

comprar

O Município de Coimbra da Restauração ao Pombalismo (3...

de Sérgio Cunha Soares