­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio

Luís Manuel de Araújo

autor25

Luís Manuel de Araújo, doutorado em Letras (História Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, nasceu em Lisboa em 1949, fez os seus estudos iniciais na Casa Pia de Lisboa, tendo-se licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1980.
Frequentou um estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo no ano lectivo de 1984-1985, como bolseiro do Governo egípcio, e entre 1987 e 1998 foi assistente do departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde agora é professor auxiliar na área da História e Cultura Pré-Clássica e bibliotecário do Instituto Oriental.
É secretário da Associação Portuguesa de Orientalismo, da Associação de Amizade Portugal-Egipto e ainda da RevistaClio (do Centro de História da Universidade de Lisboa). Tem proferido conferências e publicado vários trabalhos de temática egiptóloga, participando regularmente em encontros internacionais de Egiptologia, alguns dos quais como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Faz parte da redacção de Cadmo (Revista do Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e é membro, entre outras, da Associação Portuguesa de Escritores, Associação Portuguesa de Museologia, Comité Internacional para a Egiptologia do Conselho Internacional dos Museus e Associação Internacional de Egiptólogos.
Foi comissário científico para a exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia, e colabora no estudo e preparação para a exposição das colecções egípcias do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto e do Museu da Farmácia, em Lisboa. Tem estudado várias colecções de antiguidades egípcias públicas e privadas existentes em Portugal, entre as quais a do Solar Condes de Resende, em Canelas. É o director do Dicionário do Antigo Egipto publicado em 2001.
Publicou vários trabalhos de temática queirosiana de que se destaca Eça de Queirós e o Egipto Queirosiano (1987) e participou em diversos encontros sobre a vida e a obra de Eça de Queirós.

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados