­
telefone
925 329 811 | 239 087 720
Carrinho vazio
Crónica dos Ausentes. O Estado e a Sociedade numa Região do Interior
Coleção Raiz do Tempo
Género Ensaio sociológico-económico-político
Ano 2007
ISBN 978-972-8999-40-7
Idioma Português
Formato brochura | 176 páginas | 16 x 23 cm
16,96 €
13,57 €
desconto-20-por-cento.jpg
Descrição

O processo de desenvolvimento do território nacional tem, nas últimas décadas, acentuado a dicotomia Litoral/Interior. A par das assimetrias regionais surgem, cada vez com mais acuidade, clivagens intra-regionais: no interior do Interior aparecem manchas sócio-territoriais profundamente deprimidas, abandonadas, à margem do crescimento económico e do desenvolvimento, sobre as quais paira o fantasma da desertificação. Esta obra parte da realidade social, económica e político-administrativa de três concelhos do Norte do Distrito de Viseu (Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe) e é, mais que um trabalho académico, uma verdadeira crónica dos ausentes: as pessoas, porque estamos no imenso "espaço da emigração" e o Estado. Partindo do conceito de bloqueio político-administrativo, o autor pretende demonstrar que estes concelhos - como outros no país - têm sido vítimas da organização incoerente e ambígua do sistema político-administrativo. A descoincidência entre os diferentes sectores da administração periférica do Estado (Saúde, Educação, Segurança Social, Agricultura...) criou uma dissonância entre os níveis político e administrativo de intervenção, levando o Estado a tornar-se um ausente ou, como diz o autor, um "presente-ausente".

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados