­
telefone
925 329 811 | 239 087 720
Carrinho vazio
GEOLOGIA ECONÓMICA dos metais básicos e dos metais ferrosos
Coleção Ciência e Desenvolvimento
Género Geologia económica. Mineralogia
Ano 2016
ISBN 978-989-703-145-8
Idioma Português
Formato brochura | 364 páginas | 16 x 23 cm
LIVRO INDISPONÍVEL
Descrição

Veja um extrato da obra em:
https://drive.google.com/open?id=0BwGoPLHttaPIVzQ4ZnpuVW45dlE

Numa sequência lógica das suas publicações anteriores, o Doutor António Moura apresenta-nos agora um extenso trabalho, com abrangência mundial, dedicado aos Metais Básicos e aos Metais Ferrosos.
Nele se evidenciam as aplicações dos metais em análise, bem como se listam os minerais seus portadores e se discute a viabilidade económica da sua exploração.
Descrevem-se, com o necessário detalhe, 140 jazigos minerais indicando-se a sua localização, estudando o seu ambiente geológico e a sua génese e mencionando as suas produções e, ou, o respectivo potencial.
Aí encontramos os gigantes de cobre chilenos (Escondida, Chuquicamata) a maior mina subterrânea do mundo (Kiruna, produtora de ferro), o tungsténio no Cazaquistão (Verkhnee-Qairaqty, com recursos de perto de mil milhões de toneladas) e na China, de longe o maior produtor mundial, responsável por cerca de 85% da produção global de tungsténio, as minas de estanho situadas a 4 000/5 000 metros de altitude nos Andes peruanos e bolivianos (San Rafael e Llallagua) e tantas outras de indiscutível interesse quer actual, quer futuro.
Com toda a justiça, apresentam-se ainda as minas portuguesas da Panasqueira, produtora de tungsténio há perto de 120 anos, e a mina de Neves Corvo, a mais importante mina de cobre da Faixa Piritosa Ibérica.
A apresentação sistemática em capítulos, cada um dedicado ao seu metal, torna fácil a leitura do livro, bem como cómoda e acessível a sua consulta.
Trata-se assim de uma obra que decerto não deixará de ser útil aos profissionais da indústria mineira e que também, com certeza, interessará a qualquer pessoa com curiosidade pelo tema.

António Correa de Sá

(do prefácio)

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados