­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
Um Perfil Ético para Educadores
Coleção Educatio
Género Educação e pedagogia
Ano 2005
ISBN 978-9-72-857579-3
Idioma Português
Formato brochura | 200 páginas | 15 x 21 cm
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €
Descrição

Com desenvolvimento intelectual de base filosófica e o domínio da sua profissão de educador, Manuel Alte da Veiga situa-se numa visão central de antropologia de que nunca abdica e em que evidencia as luzes, como é frequente, mas não esquece as sombras e dificuldades, o que é mais raro.
Baseado numa afirmação vasta e intensa do homem a educar, ele reclama frequentemente as exigências dessa educação perigosamente esquecida, e não evita recordá-la sempre que o julga necessário, pois ele mesmo reconhece "que lhe subjaz um pensamento tipicamente circular".
Este livro, partindo da "espiral da vida" em que apresenta a identidade, a filosofia, a ordem e a originalidade da educação, fixa-se depois nas perspectivas da autoridade e do doutrinamento, e progride na análise da libertação, crise e meditação dos valores, para finalmente concluir com o capítulo: «à vontade em sua casa», cujo título pode parecer estranho mas aprecio particularmente, porque é também o sugestivo desfecho do seu livro.
O que o Autor afirma da deontologia profissional em que "pretende apenas contribuir para que se iluminem sempre mais alguns dos conceitos e temas centrais" julgo que o podemos estender facilmente a todo o livro que evita divisões e subsivisões talvez fastidiosas e se empenha sobre-tudo (e é esse o seu maior mérito!) em esclarecer e desenvolver os temas centrais que adornam "o perfil ético para educadores" enquanto "sinal daquilo que vale a pena", para reter uma sugestiva expressão muito sua.
"A maioria dos capítulos, escreve, tem por base artigos publicados em locais diversos" e é sempre valioso juntá-los num livro para leitura mais acessível. Para mim foi um momento agradável e instrutivo a sua leitura, e creio que também o será para os seus leitores.

Lúcio Craveiro da Silva

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados