­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
A Pátria ou A Vida
Coleção Imagens de Hoje
Género Romance/crónica de guerra (colonial)
Ano 2005
ISBN 978-989-703-107-6
Idioma Português
Formato E-Book E-Pub
9,54 €
Descrição

*LIVRO INDISPONÍVEL*

Quem leu o anterior livro do autor - "Deus, Pátria e... A Vida" - não estranhará neste, nem o título nem o conteúdo. Se naquele se reflectia ironizando com a legenda do Estado Novo, em "A Pátria ou a Vida" ressoa uma clara réplica a um outro lema, esse profundamente revolucionário, feito grito de guerra que ecoou pela América Latina nos meados do século XX. Mas também dali parece vir como que a voz de um ladrão que, de arma na mão, nos exige "a bolsa ou a vida", que de algum modo era essa a real condição em campanha, depois da escolha, sempre dramática, num outro dilema, em sua mais grave formulação - a Pátria ou a deserção. E por aí entramos numa reflexão sobre a guerra, em geral, e sobre a Guerra Colonial, em particular.

Em "A Pátria ou a Vida" vive-se, sofre-se e morre-se sem heroísmos nem honrarias; caminha-se sempre sobre o arame que marca a fronteira entre dois valores que temos como sagrados. Porque a Pátria - lugar comum - nesses tempos era madrasta, tratando como estranhos os seus próprios filhos. Não de sua própria natureza, que essa era boa, e por isso sempre lhe fomos afeiçoados; mas por força dos homens a que, ilegitimamente, se foi entregando, todos com jeitos de abastados morgados, a largar-nos por aí, feitos filhos bastardos.

 

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados