­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
A Memória do Pai
Coleção Palavra Poema
Género Poesia
Ano 2006
ISBN 978-9-72-899913-1
Idioma Português
Formato brochura | 72 páginas | 15 x 21 cm
Preço base com taxas
Preço Venda5,94 €
Descrição

Álvaro Alves de Faria chegou a Portugal, pela primeira vez, em 1998, para participar no 3º Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra. Mas, afinal, talvez isso não corresponda à verdade... Desde o seu primeiro livro publicado em Portugal, um livro de um primeiro espanto, 20 Poemas quase Líricos e Algumas Canções para Coimbra, que este poeta descobre e nos descobre que a sua primeira chegada ao nosso (seu) país aconteceu há muito tempo. A memória dessa e de todas as sucessivas chegadas a Portugal apresenta-se uma vez mais nesta sua obra. Mas é também a dolorosa partida, que qualquer chegada traz consigo, que aqui podemos ler - na figura deste pai, em metáfora de Faria, feito oceano - da memória na palavra. Nele, uma ancoragem sem ancoragem, lugar de múltiplos e complexos caminhos de encontro e perdição, imagem a sépia que encobre e descobre uma rizomática e híbrida construção identitária de raiz inventada. Este pai constrói-se assim como uma "língua-mar" onde toda a história e todos os outros pais-poetas da grande tradição portuguesa habitam, permitindo um "entre" ser e estar que desfigura para que este sujeito lírico consigo se pareça. Irremediavelmente lírico, diz Felipe Moisés no seu prefácio. Num trabalho de experimentação neo-formalista Faria deixa-se atravessar pelas várias vozes da poesia portuguesa que o ferem e o contemplam. Nesse gesto nos oferece este poeta também a nossa própria re-fundação.

Graça Capinha

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados