­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
A Lousã no Século XVIII: Redes de Sociabilidade e de Poder
Coleção Raiz do Tempo
Género História
Ano 2010
ISBN 978-972-8999-87-2
Idioma Português
Formato brochura | 404 páginas | 17 x 24 cm
Preço base com taxas
Preço Venda18,66 €
Descrição Este livro contém a tese de doutoramento de Maria do Rosário Castiço de Campos apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste estudo académico a autora revisita o passado da Lousã para desvendar mais um fragmento da sua história. O fio condutor deste livro é um problema. Com efeito, a pergunta que a autora coloca às fontes referentes à Lousã setecentista é a relação existente, ao longo do século XVIII, entre a comunidade lousanense e a fábrica de papel criada nesta vila nos inícios de setecentos. É aqui que a autora arrisca, com sucesso, uma abordagem inovadora embora laboriosa: a de reconstruir as redes de relações a partir da informação mais básica disponível para esse efeito, os registos paroquiais, a par de outra documentação, como é o caso das Habilitações do Santo Ofício, da Leitura de Bacharéis, de documentação do Desembargo do Paço, da Misericórdia e da Câmara. Cruzando as informações sobre as relações familiares, e sobretudo sobre os apadrinhamentos, com a informação disponível sobre a comunidade, em geral e o engenho do papel, em particular, a autora conseguiu superar os limites da documentação tradicional e compreender a teia das relações que se urdiram à volta do engenho. Num exemplo particularmente feliz do valor da utilização de análise de redes em investigação histórica, a autora demonstra que muita informação relevante para a compreensão de processos sociais jaz escondida na aparente simplicidade dos registos paroquiais, e que o cruzamento intenso dessa informação, com fontes variadas, permite reconstruir redes sociais que esclarecem mecanismos de outra forma opacos. A metodologia utilizada permitiu "reconstruir" diversos contextos, que se organizam em quatro capítulos, numa sequência que joga com várias focais permitindo uma análise a diversas escalas. O livro que Maria do Rosário Castiço de Campos apresenta agora à comunidade académica e ao público interessado em História carreia um contributo importante para o conhecimento da história da Lousã, constituindo-se igualmente como uma obra de referência para a história social portuguesa pela inovação metodológica e pelo rigor da construção narrativa. Joaquim Ramos de Carvalho Margarida Sobral Neto (do prefácio)
­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados