­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
A Vida Económica e Social de Coimbra de 1537 a 1640
Coleção Raiz do Tempo
Género História
Ano 2016
ISBN 978-989-703-156-4
Idioma Português
Formato e-book
Preço base com taxas
Preço Venda24,60 €
Descrição

A editora Palimage tem a honra de publicar, em formato ebook, o estudo do Prof. Doutor António de Oliveira – A Vida Económica e Social de Coimbra de 1537 a 1640 – impresso em 1971/1972. Trata-se da obra fundadora da história urbana portuguesa, referente à Época Moderna, nos campos da história social e da demografia histórica. A temática escolhida era, ao tempo em que foi concebido o projeto de investigação (1961) tendente à elaboração da tese de doutoramento, muito inovadora e ousada no panorama da investigação histórica das Universidades portuguesas. Referindo-se à historiografia anterior sobre Coimbra, escreveu António de Oliveira: “Dominando a vida conimbricense, a Universidade igualmente absorveu, de modo geral, a atenção dos historiadores. […] Mas para que Coimbra estudasse e ensinasse tornava-se necessário o trabalho quotidiano de muita gente, integrada ou não no corpo universitário. Gente sem nome e sem posição, a maioria das vezes. Mas Homens. Por ele nos interessámos, ao pretendermos contribuir para a história social de Coimbra, e não apenas pelos que brilharam pelo nascimento, riqueza, poder ou inteligência. A fisionomia da cidade foi moldada pelos rostos de uns e outros”. Começavam a cumprir-se em Coimbra os desígnios de uma história nova atenta a “todos os homens e ao homem todo”. Como obra modelar dos novos rumos da História Local e Regional, ultrapassando assim a “História particular das localidades”, a compreensão do local é feita no contexto do nacional, com as limitações decorrentes da inexistência, ao tempo, de estudos similares para outras regiões do país que permitissem análises comparativas; estudos que viriam a ser realizados por uma nova geração de modernistas que se habituaram a folhear, sempre com proveito, A Vida Económica e Social de Coimbra ... À História de Coimbra António de Oliveira dedicou, entre outros estudos, a obra Pedaços de História Local (Palimage, 2010). Sobre a história nacional escreveu Capítulos de História de Portugal (Coimbra: Palimage, 2015) obra magna do seu incansável labor. Sempre jovem e ousado nas suas ideias e projetos, oferece-nos agora a oportunidade de viajarmos, em meio digital, pelas páginas da sua tese de doutoramento, guiados por um precioso índice e por outros instrumentos de pesquisa que as novas tecnologias possibilitam.

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados