­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
O Cortejo de Oferendas da Santa Casa da Misericórdia de Tondela – 1952. Património Iconográfico
Coleção Raiz do Tempo
Género História Local e Regional
Ano 2013
ISBN 978-989-703-062-8
Idioma Português
Formato brochura | 324 páginas | 23 x 23 cm
Preço base com taxas
Preço Venda27,20 €
Descrição

Este livro evoca um acontecimento histórico de particular relevância na História do concelho de Tondela, configurando-se igualmente como um importante contributo para a História do nosso país. Referindo-se às potencialidades do núcleo fotográfico publicado neste livro escreve o autor do prefácio: “É interessante verificar que, no caso dos fundos fotográficos do Cortejo de Oferendas de Tondela, se pode ter uma ideia das vivências, da ambiência social e das condições de vida do Portugal dos anos 50 e, ao mesmo tempo, revelar tensões e conflitos, que ilustram a forma como os poderes se exerciam na sociedade portuguesa durante o Salazarismo”. De uma forma muito exaustiva, a autora do texto – Inês do Carmo Borges – dá-nos conta das circunstâncias em que surgiu a ideia da realização do cortejo de oferendas – a construção de um novo hospital, afetando-se o antigo para o que se designava ao “asilo de velhos e inválidos”, e atualmente designamos como “lar de 3ª idade, bem como dos preparativos para a realização do cortejo iniciados em 1951. As fotografias são organizadas por freguesias, [recolha de José Manuel Rodrigues Coimbra] convenientemente legendadas com indicações preciosas referentes às pessoas que aparecem nessas imagens, o que constitui um trabalho ciclópico que será naturalmente recompensado pela consciência de os autores terem elaborado um trabalho de fundamental importância para as gentes de Tondela: os mais velhos aí encontraram imagens da sua meninice ou juventude, bem como imagens, em alguns casos talvez únicas dos seus pais, avós ou bisavós. Os mais novos nele poderão colher um “extraordinário exemplo de solidariedade, de organização e de generosidade" – [citando o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tondela]. (Livro com capa dura e sobrecapa)

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados