­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
As Cicatrizes da Guerra no Espaço Fronteiriço Português – 1250-1450
Fora de Coleção - História
Género História
Ano 2010
ISBN 978-989-703-104-5
Idioma Português
Formato e-book, pdf
Preço base com taxas
Preço Venda7,42 €
Descrição PUBLICAÇÃO EM CO-EDIÇÃO COM CHSC – CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA (http://www.uc.pt/chsc) Obra galardoada com o PRÉMIO PEDRO CUNHA E SERRA da Academia Portuguesa da História — 2011. As Cicatrizes da Guerra no Espaço Fronteiriço Português (1250-1450) corresponde a uma viagem que o historiador militar não tem por hábito empreender, mas que se torna cada vez mais necessária. A história militar já não se resume hoje à descrição e interpretação estratégica e táctica dos grandes combates ou à análise do armamento e das fortificações. Também é preciso tomar consciência dos efeitos da guerra na vida dos indivíduos (combatentes ou não) e das colectividades em que estes se inseriam. É disso que este livrinho fala: da destruição de casas, de terras e de equipamentos produtivos; do roubo de bens; da violência e dos abusos perpetrados pelos 'senhores da guerra' sobre as populações indefesas; do abandono de profissões; da desorganização da vida pública provocada pela repetição das campanhas militares; em suma, do 'rasto da guerra' e das profundas alterações que esta provocava na paisagem (humana e económica) do Portugal medieval, em especial nas regiões de fronteira, de longe as mais afectadas. A guerra vista por dentro, a evidência nua e crua do seu lado mais lunar e, simultaneamente, mais perene.
­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados