­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
Revista Oficina de Poesia nº 0
Revista Oficina de Poesia
Género poesia e imagem
Ano 2002
ISSN 1645-3662
Idioma Português
Formato brochura | 196 páginas | 15 x 21 cm
6,78 €
LIVRO INDISPONÍVEL
Descrição

do Editorial
por Graça Capinha

(...) Havia que enumerar todo o trabalho realizado - porque nos sentimos orgulhosos, é claro - mas sobretudo para afirmar que sim, que é possível haver uma comunidade de poetas. Que a escrita da poesia não tem que ser apenas esse acto iluminado a exigir o isolamento e a marginalidade do social que, simultanea e paradoxalmente, nos olha de soslaio e nos coloca no pedestal idolatrado a que alguns tanto aspiram.
Criou-se uma pequena comunidade de poetas em Coimbra (alguns já fora da Cidade, dos mais de cinquenta que já participaram, continuam a manter o contacto). Uma pequena comunidade que procura levar o seu trabalho à comunidade mais vasta - levar a poesia a quem nunca foi exposto à poesia: levá-la às ruas, aos bares, aos colegas da universidade ou do emprego, em brochuras, em fotocópias, no acto simples da voz e, naquele que me parece o trabalho mais importante de todos, levá-la até às escolas, às crianças.
Criou-se uma pequena comunidade de poetas em Coimbra que é capaz do acto generoso e gratuito na origem de tudo o que se foi produzindo ao longo destes anos. Uma comunidade capaz de partilhar ideias, de respeitar vozes diferentes, de estar aberta à diversidade, ouvindo os outros, experimentando outras técnicas, dialogando com outros instrumentos de trabalho, sem por isso deixar de ser capaz do acto iluminado da criação - agora, decerto, mais rico e menos narcísico.
Esta revista, tal como aconteceu com a primeira série, continuará a divulgar o trabalho dos poetas do curso livre Oficina de Poesia e, agora também, da cadeira de opção Poética e Escrita Criativa, mas alargar-se-á a contributos de outros poetas e artistas plásticos, bem como a professores e/ou especialistas de Poética, no sentido mais vasto do termo. Passará a incluir imagem, bem como rubricas de ensaio, recensão, tradução e, pretendendo abrir-se a alguma internacionalização, poderá eventualmente incluir textos noutras línguas, o que decerto também irá contribuir para a divulgação de alguma da poesia mais inovadora (e menos canónica) que dificilmente tem repercussão em Portugal. O interesse de muitos autores que têm estado presentes nos Encontros Internacionais de Poetas (não só portugueses, mas também estrangeiros) e que querem colaborar connosco está bem patente neste número 0, com a presença de nomes como os de Fernando Lemos, António Ramos Rosa, valter hugo mãe, Leonard Schwartz ou cris alexander, entre outros.
Deixaremos de ter uma publicação anual (e artesanal) e passaremos a publicar três números por ano, com distribuição nacional, mantendo o apoio do Conselho Directivo da Faculdade de Letras, do Centro de Estudos Sociais e, agora, recebendo também o apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra, três instituições a quem queremos deixar aqui o nosso reconhecido agradecimento.
A editora Palimage terá agora que aturar a nossa insubmissão à ditadura da página, da pontuação, da grafia, do espaço. E ainda, os atrasos, o "à última da hora", as diskettes por formatar, os esquecimentos, os lançamentos atrasados, etc., etc. Tudo aquilo que o profissionalismo da Secção de Textos da FLUC nos aturou durante os cinco números da primeira série, pelo que lhes estamos também muitíssimo gratos.
Quero terminar, finalmente, agradecendo a todos os poetas, especialistas e artistas que contribuiram com o seu trabalho para este número, especialmente aos meus colaboradores - aos poetas da Oficina de Poesia - pelo esforço e pelo empenho, por todo o entusiasmo com que têm levado este projecto para a frente e, sobretudo, pela forma generosa com que nos oferecem a sua criação.

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados