­
telefone
239 087 720
Carrinho vazio
Revista Oficina de Poesia n.º7
Revista Oficina de Poesia
Género Poesia / imagem
Ano 2006
ISSN 1645-3662
Idioma Português
Formato brochura | 138 páginas | 15 x 21 cm
Preço base com taxas
Preço Venda5,94 €
Descrição
A revista Oficina de Poesia é uma revista da Palavra e da Imagem. Neste número, uma vez mais, a escrita poética experimenta novas linguagens. Imagens juntam--se a palavras, palavras ilustram imagens, palavras são imagens entrelaçando-se entre si numa sintaxe material e/ou visual. Direccionadas em interpretações variadas, as palavras - imagens - palavras originam essas múltiplas possibilidades na pesquisa e descoberta de outros sentidos através do discurso poético. Sempre direcções tentadas.
Como convidados apresentamos, neste número, os brasileiros Floriano Martins, poeta, tradutor e ensaísta (que se tem dedicado ao estudo da literatura hispano--americana, sobretudo no que diz respeito à poesia), e Lourenço Cardoso, poeta, sociólogo e activista (actualmente a estudar em Coimbra no Centro de Estudos Sociais, como bolseiro internacional do programa de bolsas da Fundação Ford); ainda os portugueses Fernando Lemos (radicado no Brasil) e Feliciano de Mira (recentemente regressado dos muitos caminhos de Paris, de Moçambique, do Brasil), já sobejamente conhecidos pelas suas poéticas que provêm da PO EX e do surrealismo, com todos os seus diálogos com outros movimentos de poesia experimental e das artes plásticas. A destacar, ainda a recensão de um convidado deste número: "A Antologia do Fim: O Século de Ouro Português" do italiano Vincenzo Russo, ensaísta, tradutor e professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Bolonha.
Uma vez mais estes nomes se juntam aos/às poetas do curso livre "Oficina de Poesia" (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), como a brasileira Martha Morais (com o seu soneto fotográfico "Acontece"), Sandra Guerreiro, Liliana Marques, Filipe Tavares e outros/as, que propõem, nas suas experiências, novos tratamentos estéticos e formais para a escrita, desconstruindo o discurso, ousando caminhos novos. Também de outros cursos de escrita criativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, das opções "Poética e Escrita Criativa" e "Escrita Criativa no Ensino", Olga Pascoal, a belga Lucie Lafaye, e Raquel Casqueira entre outros/as, se aventuram na procura de novas construções, apoiando-se sobretudo no poder da poesia visual.
A convite de algumas escolas, alguns e algumas poetas da "Oficina de Poesia" deslocaram-se a Lagares da Beira eTomar, dinamizando acções de formação na área da Escrita Criativa para alunos/as e professores/as, uma prática de extensão universitária já há algum tempo integrada nas nossas actividades anuais. Deste trabalho, e como já aconteceu anteriormente, apresentamos uma pequena amostra. Verifica-se que a palavra está viva e que a prática pedagógica que leva à descoberta da escrita e da poesia pode ser uma estratégia de sucesso no amadurecimento intelectual dos jovens. Também um sinal de esperança pois a nossa pequena contribuição pode lançar alicerces que os motivem a olhar o mundo de uma forma mais interventiva, o que nos estimula a prosseguir.
A convite da Reitoria da Universidade de Coimbra, a "Oficina de Poesia" participou na Semana Cultural 2006, que este ano se desenvolveu sob o tema "De Mar a Mar". Apresentados na leitura de poemas no Teatro Académico de Gil Vicente, logo em Março, os trabalhos que aqui publicamos resultaram da reflexão a que várias das nossas sessões de seminário se dedicaram (a partir de um olhar sobre a presença deste tema em várias tradições literárias) e, sobretudo, de outras sessões em que a nossa prática poética se desdobrou pela variação, a derivação, o catch e a collage. Uma vez mais a diversidade é notória. Porque, felizmente, continuamos a não estar de acordo.

Conceição Riachos

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados