­
telefone
925 329 811 | 239 087 720
Carrinho vazio

logotipo palimage

IN LIMINE CONSCRIPTIONIS Documentos, chancelaria e cultura no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (Séculos XII a XIV)
Fora de Coleção - História
Género História
Ano 2007
ISBN 978-972-8999-29-2
Idioma Português
Formato brochura | 1188 páginas | 18 x 25 cm
49,82 €
39,86 €
desconto-20-por-cento.jpg
Descrição

PUBLICAÇÃO EM CO-EDIÇÃO COM CHSC - CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA - ( http://www.uc.pt/chsc/ )

Constitui esta obra uma renovação na historiografia das ciências paleográfica e diplomática, pois que pela primeira vez se estuda no nosso país, com todo o pormenor e um pleno domínio das técnicas e metodologias destas ciências, uma chancelaria monástica.
Mas todo este saber especializado se contextualiza no âmbito da cultura monástica portuguesa e europeia, pois que o Autor domina largamente o saber da história religiosa, cultural, artística e das mentalidades, como o seu anterior curriculum bem demonstra.
Conhecemos, então, desde a sua fundação, a vida comunitária desta grande casa monástica, a maior em Portugal de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, nos priores que a governavam e cónegos que a integravam, mas também nas suas linhas de espiritualidade e nas vivências de uma profunda cultura erudita.
O Autor estuda a sua rica biblioteca, que ombreia com as das mais importantes casas monásticas europeias, e dedica-se depois ao conhecimento do seu arquivo e da actividade de produção documental da sua chancelaria, que analisa em toda a sua abrangência, dos materiais utilizados à escrita neles reproduzida e da forma de redacção dos actos à sua validação com notáveis selos.
Toda a exposição se apoia em muitos quadros e gráficos e se ilustra com significativas reproduções de manuscritos e documentos, alguns com belas iluminuras, e com imagens dos selos que os validam, de variada e simbólica iconografia, que são a prova visível do elevado nível cultural desta casa monástica, no quadro nacional e europeu.
Trata-se, pois, de um estudo de grande valor científico, pela sua profunda investigação científica, ampla reflexão, pleno domínio técnico e aliciante exposição, que vivamente se recomenda para publicação, até por se constituir já como uma referência para a elaboração de outros trabalhos a serem realizados no âmbito da actividade cultural e da produção de actos escritos das muitas instituições religiosas ou seculares que existiram em Portugal ao longo dos séculos.


Maria Helena da Cruz Coelho
Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados