­
telefone
925 329 811 | 239 087 720
Carrinho vazio

logotipo palimage

Nenhuma imagem definida
Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 1. Viseu
Fora de Coleção - História
Género História
Ano 2005
ISBN 978-9-72-899901-8
Idioma Português
Formato brochura | 276 páginas | 16 x 23 cm
18,02 €
14,42 €
desconto-20-por-cento.jpg
Descrição

PUBLICAÇÃO EM CO-EDIÇÃO COM CHSC - CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA

( http://www.uc.pt/chsc/ )

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas podem concorrer (...) para a identificação de sítios e lugares que albergaram pequenas comunidades humanas, inseridas em configurações de espaços físicos, etnográficos, económicos, político-administrativos, culturais, mentais, hagiográficos que, eventualmente, continuamos a desconhecer e que, no entanto, suportam o corpo e a alma do Portugal mais profundo.

De entre as várias obras histórico-descritivas surgidas no século XVIII, destacam-se as Memórias Paroquiais por constituírem uma fonte de inquestionável importância, dada a riqueza informativa que encerram, resultante das respostas dos párocos de cada paróquia ao Inquérito lançado por D. José I em 18 de Janeiro de 1758.
Trata-se de uma obra de leitura estimulante, que nos permitiu um melhor conhecimento histórico e uma melhor compreensão da realidade das paróquias e freguesias que hoje constituem o concelho de Viseu, pela multiplicidade de matérias que integra e que interessam a vários domínios do saber. Nelas encontrámos, por exemplo, dados sobre os efectivos populacionais, a economia, o património agrário, a sociedade, as instituições, assim como sobre as igrejas, capelas e mosteiros daquele tempo, não faltando ainda informações sobre as potencialidades e utilidade das serras e dos rios que nas mesmas paróquias existem.

(Esta publicação é uma co-edição da Palimage Editores e do CHSC - Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apoiada pela Câmara Municipal de Viseu e pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados