­
telefone
925 329 811 | 239 087 720
Carrinho vazio

logotipo palimage

Pobreza, Assistência e Controlo Social. Coimbra (1750-1850). (2 volumes)
Fora de Coleção - História
Género História
Ano 2001
ISBN 978-9-72-857522-9
Idioma Português
Formato brochura | 1572 páginas | 17 x 24 cm
35,26 €
28,21 €
desconto-20-por-cento.jpg
Descrição

PUBLICAÇÃO EM CO-EDIÇÃO COM CHSC - CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA - ( http://www.uc.pt/chsc )

Indagar ao longo de cem anos quem socorre esta pobreza e como, que eficácia, custos e controlo social representa a caridade, logo feita beneficência, benemerência ou filantropia, antes de se configurar como previdência a caminho de um Estado social, foi o objectivo maior da Autora, o qual também é, obviamente, uma história da violência do corpo, de certos corpos, do nascimento rejeitado ao ultraje da dignidade humana.
A Autora conviveu com a dor e a doença, a desgraça, a prisão, o abandono, a esperança de um subsídio de casamento e o conforto de uma sopa, de uma peça de roupa ou de uma outra ajuda. Percorreu a cidade rua a rua, casa a casa, em busca dos pobres, de certos pobres. Penetrou nas prisões, nos hospitais, nos recolhimentos de mulheres, nas rodas dos enjeitados, nas casas dos muitos pobres envergonhados. Doeu-se, de um modo, muito especial, das mulheres. Da condição de certas mulheres e de certas crianças, para cujos temas a despertaram, possivelmente, alguns seminários do Mestrado em História Moderna que em tempos frequentou e de que deu testemunho através de conhecidos trabalhos que editou.
(...) Num tempo de aparentes facilidades, a Autora escolheu, como se impunha, o trilho mais custoso, o da meticulosidade e o rigor de análise, para além do esforço conceptual dentro dos sistemas, porque efectivamente teve de trabalhar com mais do que um (...).
Estudo feito através de diversas instituições, como a Misericórdia, hospitais e recolhimentos da cidade de Coimbra, cujo dinamismo e interveção o leitor encontrará ao longo de toda a obra, densamente trabalhada e pensada.
Foram precisos longos anos, muitos anos, de persistência e paciente trabalho para erguer a construção que nos oferece. Valeu, no entanto, a pena. A história da cidade de Coimbra fica enriquecida e, com ela, a universalidade do saber em que o estudo se integra.
(do prefácio)

Professor Doutor António de Oliveira

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados