Amor, Meditação e Acção | Pedagogia Social do Padre Américo Monteiro de Aguiar
Género Pedagogia
Ano 2009
ISBN 978-972-8999-66-7
Idioma Português
Formato brochura | 408 páginas | 16 x 23 cm
Também disponível em E-Book
[Este] livro (...) é já o terceiro que o autor, especialista em Ciências da Educação com doutoramento em Teoria e História da Educação, quis dedicar à figura e obra do Padre Américo, o maior e mais original pedagogo português.
(...) As abordagens feitas até ao presente não deixam de ser meritórias por terem sido parcelares. Mas faltava um estudo global e sistemático, com carácter científico. Esse estudo veio a lume pela pena de Ernesto Candeias Martins (...) Trata-se de um trabalho de análise e de sistematização que exigiu persistência, conhecimentos especializados, amor à causa da educação em Portugal e um certo encantamento pelo excepcional pedagogo que foi o Padre Américo. Mas é caso para dizer que valeu a pena porque o resultado foi excelente.
O Padre Américo Monteiro Aguiar via no próprio nome um apelo ao amor porque, juntando as três letras iniciais de cada um dos vocábulos, se pode formar a palavra AMA. E o doutor Ernesto Candeias inspirou-se também nas mesmas iniciais para formar as palavras 'Amor, Meditação e Acção' que fazem parte do título deste livro e constituem uma síntese da filosofia de vida e da pedagogia social do Padre Américo, assente em três pilares: amor a Deus e ao próximo, meditação e oração e acção consequente.
Com a publicação deste terceiro livro, o autor torna-se uma referência incontornável para o conhecimento e interpretação do modelo pedagógico que serviu de suporte à Obra da Rua.
D. José Alves
Arcebispo de Évora
(do prefácio)
Américo Monteiro de Aguiar, 'Pai Américo' de tantos e tantos rapazes 'gaiatos', foi um padre e um educador social com um discurso novo, incisivo e incómodo no seu tempo, que lutou pela defesa dos mais pobres e das crianças abandonadas e vadias. Foi um Homem diferente de outros homens, pela forma com que reelaborou as ideias de que a sua época dispunha, em termos sociais e de (re) educação dos rapazes da rua. A vida para ele era 'agitada', pois, em cada situação humana sentia a preocupação e o sofrimento dos mais carenciados (...) Estamos convictos que o P.e Américo para realizar o seu 'sonho', a sua Obra, adoptou no seu apostolado social o método - A.M.A.: Amor, Meditação e Acção, à luz do Evangelho. Pensamos que, com este livro, poderemos contribuir, no seguimento de outras publicações, para uma melhor compreensão e conhecimento da 'filosofia de vida' e de amor, da filosofia de acção e pedagogia social, do pensamento e da espiritualidade activa, da sua Obra da Rua que, volvidos quase setenta anos desde a sua criação, continua a ser a 'voz do revolucionário pacífico' que reclama a solução para muitos males que afligem os pobres, marginalizados, abandonados e excluídos da sociedade.