Angola Terra d'Uanga
Género Crónica de guerra (colonial)
Ano 2004
ISBN 978-9-72-857561-8
Idioma Português
Formato brochura | 376 páginas | 15 x 21 cm
*LIVRO INDISPONÍVEL*
Angola Terra d'Uanga é um romance. Trata da época em que os velhos de hoje foram jovens e tinham, como é apanágio da juventude em todos os tempos, os seus próprios sonhos, as suas alegrias, tristezas, realizações, perspectivas e frustrações.
Nessa altura o quotidiano nacional vivia-se sem grandes sobressaltos políticos, era difícil singrar mas lá se ia caminhando através das dificuldades, na eterna luta pela vida.
Até que, no princípio dos anos sessenta o norte de Angola foi atacado e começou a Guerra Colonial. A juventude portuguesa viu-se de repente em armas no meio das matas africanas e não teve mais remédio que lutar, enfrentando situações e problemas para que não estava preparada.
Treze anos depois o "Estado Novo" caiu e todos os sonhos pareciam possíveis, mas o processo entrou em derrapagem e cedo começou a tragédia; em Angola desenvolveu-se um clima de guerra civil e a tropa portuguesa baixou os braços, fugindo ao confronto, enquanto negava aos civis, principalmente os brancos, qualquer direito de se defenderem... Foi o êxodo!
Em Agosto e Setembro de 1975, uma ponte aérea entre Angola e Lisboa arrancou mais de meio milhão de pessoas à fome, à miséria e à morte.
Angola Terra d'Uanga é a crónica de três homens que seguiram caminhos diferentes para, no fim, se encontrarem a bordo dum voo de regresso da ponte aérea.