Isabel Maia na Escola, no Liceu, na Universidade de Coimbra, onde completou a licenciatura em Filosofia, e deixou a meio a de Jornalismo, nasceu em Coimbra, cidade que sempre levou no coração para onde quer que fosse, paisagens, todas, especialmente as literárias, desde pequena que escreve, em folhas dispersas, ou em cadernos que perde, é, sobretudo, na Poesia, que se revê, como um modo de ser e respirar, daí, este livro, com décadas de atraso.
Dar a conhecer uma Poeta com longo trabalho sobre a escrita, mas que só agora decide dar a ler a sua poética feita de um extenso percurso, pode ser assim, nas palavras de um Amigo:
ISABEL MARIA FERREIRA MAIA DA SILVA VIEIRA DA SILVA, PREFERE SER CONHECIDA APENAS COMO ISABEL MAIA, O NOME DE FAMÍLIA DE SUA MÃE E EM HOMENAGEM A ELA , A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA. NASCEU EM COIMBRA NO DIA 1 DE JUNHO DE 1938. GOSTA DE DIZER QUE É DO SIGNO DOS GÉMEOS, TAL COMO FERNANDO PESSOA, SEU ETERNO POETA DE CABECEIRA. FOI PROFESSORA DE TODOS OS GRAUS DE ENSINO, COM UM LONGO E DIVERSIFICADO PERCURSO NA ÁREA DA PEDAGOGIA. INTEGROU DOIS PROJECTOS DO PROFESSOR VEIGA SIMÃO, AO TEMPO PARTICULARMENTE INOVADORES: – O CICLO COMPLEMENTAR – 5ª e 6ª CLASSES, NA ESCOLA PRIMÁRIA, DIRIGIDO ÀS CRIANÇAS QUE NÃO TINHAM PODER ECONÓMICO PARA FREQUENTAR O LICEU; – A TELESCOLA PARA OS JOVENS E ADULTOS QUE PRETENDIAM FAZER O 1º CICLO GRATUITAMENTE; – ORIENTADORA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE LISBOA; – RESPONSÁVEL POR UMA TURMA DE ADULTOS, NA FÁBRICA DO ARSENAL DO ALFEITE, NO TEMPO DO PREC, ONDE LECCIONAVA TODAS AS DISCIPLINAS DO 1º CICLO (E ONDE OS ALUNOS, ALGUNS COM O DOBRO DA SUA IDADE, LHE OFERECIAM O JORNAL AVANTE, QUE LIA NO BARCO PARA LISBOA); – ESPECIALIZADA NO ENSINO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; – DE APOIO DE CRIANÇAS E JOVENS DEFICIENTES VISUAIS; – COORDENADORA DA EQUIPA DE ENSINO ESPECIAL DE COIMBRA; – COORDENADORA REGIONAL DA DIVISÃO DO ENSINO ESPECIAL NA ZONA CENTRO; – PARTICIPANTE ACTIVA DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA:
LICENCIADA EM FILOSOFIA. FREQUENTOU, ATÉ AO 3º ANO, A LICENCIATURA EM JORNALISMO, APENAS PELO GOSTO DE ESTUDAR E APRENDER. FORA DA ÁREA DA PEDAGOGIA SEMPRE SE ENVOLVEU EM CAUSAS SOCIAIS : – COMO VOLUNTÁRIA, TEM COLABORADO COM A FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA DESDE O ANO 2000, EM DIVERSAS FUNÇÕES: – CRIOU, ORGANIZOU E DESENVOLVEU A DELEGAÇÃO CENTRO DA FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA; – FEZ PARTE DA COMISSÃO NACIONAL PARA A SALVAGUARDA DA DIETA MEDITERRÂNICA E SUA INSCRIÇÃO NO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA UNESCO, COM OUTROS SEIS PAÍSES EUROPEUS – ESPANHA, ITÁLIA, GRÉCIA, MARROCOS, CHIPRE E CROÁCIA – FACTO QUE ACONTECEU EM BAKU, EM DEZEMBRO DE 2013.
INTEGRA ACTUALMENTE O GRUPO DE ACOMPANHAMENTO PARA A SALVAGUARDA E DIVULGAÇÃO DA DIETA MEDITERRÂNICA, COM REPRESENTANTES DE VÁRIOS MINISTÉRIOS. (PORTUGAL É ATÉ SETEMBRO DO ANO QUE VEM (2017) O PAÍS COORDENADOR DOS 7 PAÍSES NOS TRABALHOS SOBRE O FUTURO DA DIETA MEDITERRÂNICA, NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO).
O QUE GOSTA REALMENTE DE FAZER? CORRER ATRÁS DA LEITURA, DA ESCRITA, DO TEATRO, DA PINTURA E DE TODAS AS ARTES EM GERAL.
A AMIZADE É PARA ELA O SENTIMENTO MAIS VERDADEIRO, QUANDO É VERDADEIRO. TEM SENTIDO DE HUMOR E MANTÉM O SORRISO, MESMO NA ADVERSIDADE.